Bebês até 1 ano
Tudo o que você precisa saber sobre as primeiras descobertas da criança estão aqui. Entenda o que acontece durante essa fase, desde recém nascidos até o primeiro ano de vida!
A primeira consulta
A primeira consulta é feita idealmente por volta de 7 dias de vida. Tempo suficiente para que da convivência entre mãe e filho tenham surgido dúvidas que poderão ser sanadas neste momento. Este prazo também é ideal para uma primeira reavaliação do peso e da situação geral do bebê. Em casos especiais este prazo pode ser antecipado.
Não esqueça de levar o prontuário médico portátil do bebê com os dados relativos ao atendimento peri-natal do bebê. Caso não o possua leve todas as informações referentes ao nascimento fornecidas pelo hospital.
Uma excelente prática é a mãe trazer anotadas em uma lista todas as suas dúvidas. Esta listinha (ou listona conforme o caso) garante que nada será esquecido e que nenhuma pergunta ficará sem resposta.
Se o pediatra for o mesmo que fez a entrevista no pré-natal e o atendimento na sala de parto este momento será um reencontro de velhos conhecidos. Ele já estará de posse da maior parte das informações de que necessita. E a família estará mais tranqüila, com as orientações obtidas anteriormente. Caso contrário poderemos ter aquela situação… com a família mal informada, insegura e ansiosa.
Após conversar e obter todas as informações o pediatra examina o bebê. Este exame deve ser completo e minucioso e para isso o bebê deve estar completamente pelado.
Todas as mensurações devem ser feitas: peso, estatura e os perímetros cefálico, torácico e abdominal.
Quanto ao peso, é normal uma perda nos primeiros dias de até 10% do peso de nascimento. Habitualmente esta perda é recuperada por volta do décimo dia de vida. No primeiro mês o bebê deve engordar por volta de 800 gramas e crescer cerca de 4 centímetros no comprimento. O perímetro cefálico (tamanho da cabeça) deve aumentar cerca de 3 centímetros nesse primeiro mês refletindo o crescimento cerebral.
O recém-nascido possui características próprias que costumam causar muitas dúvidas nos pais, principalmente quando se trata do primeiro filho.
Terminado o exame físico o pediatra fará as anotações necessárias na ficha clínica do bebê inclusive preenchendo o gráfico de desenvolvimento pondero estatural, onde se acompanha através de curvas a evolução do peso, da estatura e do perímetro cefálico.
Um resumo de tudo deve ser anotado no prontuário médico portátil do bebê. Apesar de representar um trabalho a mais para o médico, trata-se de uma iniciativa importantíssima para o paciente, que assim terá posse de todas as anotações referentes à sua saúde, como vimos anteriormente.
A data da próxima visita vai depender das condições da criança. Um bebê saudável que já esteja ganhando peso pode ser visto novamente com um mês de idade. Entretanto em casos de icterícia, prematuridade, ganho de peso insuficiente e outros, as visitas podem ser semanais ou até mais freqüentes
Artigos Relacionados
- Pais
- De uma mãe que trabalha para uma mãe dona de casa
- Resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais com roupagem atual
- Queijo de Iogurte
- Dicas preciosas para ajudar no início da amamentação
- Como prevenir e tratar as câimbras durante a gravidez através dos alimentos
- Como o bebê aprende
- A Educação Infantil não é um sofrimento para as crianças pequenas é o alicerce da vida adulta
- Waffle
- O nascimento de um bebê com deficiência
- Filho com necessidades especiais: escola x família
- Conflito pais x adolescentes
- Atividades extracurriculares
- O estresse infantil
- Bases para um diálogo com jovens