Publicidade
Quarta-feira, 13/12/2017
Busca
Buscar
Facebook
Twitter
RSS
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Gestantes

Esta seção vai ajudar as gestantes a entenderem melhor o milagre da gravidez

O que os pais mais perguntam após o parto ?

As perguntas que os pais costumam fazer logo após o parto
Entre as perguntas que os pais costumam fazer logo após o parto, a primeira, invariavelmente é:

1) O bebê é perfeito ? É saudável?
Mesmo para um bebê que nasce bem e vai logo para junto da mãe, as primeiras 6 horas são de observação geral. Sempre deixo isto bem claro para os pais. Após este período ele deve ser reexaminado. Problemas ou malformações que não foram detectados imediatamente podem se manifestar e serem diagnosticados durante essas primeiras horas.

O exame do bebê realizado com 6 horas de vida é um exame mais completo e detalhado. Os diversos sistemas do bebê já estarão funcionando tornando possível uma avaliação mais exata. Inclusive quanto à audição e visão.

O pediatra deve se lembrar sempre de parabenizar a família pelo nascimento, mesmo que haja alguma malformação ou alguma situação especial. Nunca se esquecer de que é um ser humano que acaba de nascer e ainda que tenha algum problema o pediatra deve ser o primeiro a demonstrar aos pais o respeito que esta criança merece.
Quando o bebê é saudável, aí então a festa é completa!

2) É menino ou menina?
Esta é sem dúvida a segunda pergunta mais freqüente nesta hora. Felizmente sua resposta é quase sempre muito simples. Quase, pois em um pequeno número de casos pode haver malformações da parte genital, impedindo uma identificação imediata do sexo. Isto só será possível após a realização de muitos exames, alguns até complexos. Esta é uma situação muito difícil, que gera enorme angústia e frustração na família. O pediatra deve ter muita habilidade para comunicar o fato e apoiar a família na condução do caso até seu completo esclarecimento e tratamento.

3) A terceira e mais freqüente pergunta é sobre o peso e o comprimento do bebê.
As vezes estas medidas só serão tomadas no berçário, não podendo ser informadas logo após o nascimento. Mas os bebes que nascem no tempo certo pesam em média 3,300 kg e medem cerca de 50 cm.

4) Quanto tempo o bebê vai ficar no berçário?
O mínimo possível. Assim que os primeiros cuidados são tomados, estando bem o bebê vai imediatamente para junto da mãe.

5) A pergunta que ninguém faz, mas que deveria ser feita: Qual foi o Apgar de meu filho? Com 1 minuto e com 5 minutos? A resposta a esta pergunta revela as condições de nascimento, como já vimos antes.

6) Meu bebê nasceu de parto normal. Acho que sua cabeça está torta, e na parte de trás tem um “calombo”. É grave?
Os ossos do crânio do feto têm uma mobilidade natural que promove um ajustamento da cabeça do bebê ao canal de parto permitindo sua passagem. Assim, ao nascer de parto normal, é comum que haja uma diferença no aspecto da cabeça do bebê que entretanto desaparece nas primeiras horas ou dias.

Quanto ao “caroço” deve-se à posição da cabeça durante o trabalho de parto. A porção que fica mais tempo em contato com o meio externo (através do colo do útero) pode, devido à diferença de pressão, apresentar um hematoma, que também é passageiro e não deve trazer preocupação.

Ruy do Amaral Pupo Filho
Pediatra, Sanitarista e Escritor

 
Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail* ( Seu e-mail não será divulgado! )
Comentário*
 
Gestação Semana a semana

E-mail

Senha